top of page

Álvaro do Rêgo Sales Gomes, nasceu sobre o verde e azul deste maravilhoso Minho, no alfobre dos armadores, lugar de Santa Martinha da freguesia de Santa Marta de Portuzelo no dia cinco (5) de Dezembro de 1919. Foram seus progenitores António Sales Gomes e Rosa Martins do Rêgo.  

 

Devido aos difíceis dias da época, cedo começou a trabalhar com prejuízo da sua instrução primária que no seu tempo leccionava o Sr. Professor Ramos.

 

Uns dias na escola outros a ajudar a família nas variadas tarefas como ornamentações variadas. Cedo revelou uma expressiva tendência dominante pela arte de armador dando a dimensão exclusiva que exercia de modo constante de forma firme e convincente.

 

Assim se manteve mergulhado pela paixão à sua profissão até ao dia que abalou para cumprir o seu dever como militar no Arquipélago dos Açores na Ilha do Faial de onde regressou na primeira metade da década de quarenta dando de imediato inicio à sua actividade de armador.

 

Casou com Maria Augusta Fernandes Lajoso em Dezembro de 1946 do enlace nasceram três filhos.

 

Álvaro Sales foi durante vários anos o responsável pela construção do carro alegórico da freguesia de Cardielos no cortejo da Romaria da Sr.ª Agonia. Carro caracterizado pelos bordados da referida freguesia. Foi desta freguesia que durante décadas recebeu em sua casa a mordomia da Sr.ª do Amparo de facto  numerosa que ali se deslocavam para as mordomas levantarem as velas votivas. E na posse das mesmas as mordomas e mordomos formam cortejo e estrada fora lá iam a pé para Cardielos que daquela outra freguesia dista quatro (4) quilómetros. No acto da entrega das velas ofertava um raminho de laranjeira que a mordoma guardava para lhe servir na circunstância coma ramo de noivado.

 

Nos anos oitenta foi distinguido com o Diploma de Mérito Cultural, pelo Centro de Estudos Sociais e Etnográfico de Viana do Castelo, sendo monitor do 1º curso de artesanato de Santa Marta.

 

Homem sempre prestado a colaborar com quem o abordava e respeitava todas as tradições do povo.

 

Muito justamente tido como das figuras que desde sempre mais gozou na região da estima e consideração dos seus conterrâneos, pela sua integra verticalidade, honradez e eminentes qualidades de caráter.

bottom of page