top of page

Santa Marta de Betânia

(Sec 1) Mulher dos tempos bíblicos irmã de Lázaro e de Maria de Betânia, cuja casa foi frequentada  por Jesus Cristo como se verifica pelo seguinte passo do Evangelho.

 

"E aconteceu que, indo em viagem, entrou em uma certa Aldeia; e uma mulher, de nome Marta, o recebeu em sua casa. E esta tinha uma irmã chamada Maria, a qual, sentada aos pés do Senhor, ouvia a sua palavra. Marta, porém, afadigava- se (diante de Jesus), e disse: Senhor, não se te dá que minha irmã que tinha deixado só  com o serviço da casa? Diz-lhe, pois que me ajude”: (S. Lucas X 38-40): A esta mesma Marta se refere o evangelista  S. João, a propósito da ressurreição de Lázaro, dizendo que Jesus amava Marta (2) e a sua irmã Maria de Lázaro, e que Marta foi ao encontro de Jesus, pedindo-lhe que restituísse a vida a seu irmão:” Mas também sei, disse ela, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá”. ( S. João, XI 22) .

 

Alguns autores admitem que as relíquias de Santa Marta teriam sido descobertas, em 1187, em Tarascon. A partir do século XIII, começou esta Santa a ser muito venerada no Ocidente europeu, desde que os Franciscanos  lhe consagraram, no seu breviário, uma festa especial.

É padroeira dos  hoteleiros, estalajadeiros, lavadeiras, e parturientes. Festejada pela Igreja em 29 de Julho.

 

(Dicionário Mundial de Mulheres Notáveis gentilmente cedido pelo Sr. Albano Sordo )

 

 


 

[1] Localidade bíblica entre  Jerusalém  e Jaricó, a Este do monte das Oliveiras. Nela residia a família de Lázaro (João II), daqui dar-se com frequência este nome a hospitais e casas missionárias.

 

[2] Santa Marta era filha de Sir e Eucaria . Sir  era muito rico possuindo um castelo, antigo residência dos maiores, da Galileia, perto do lago de Genezaré

bottom of page