top of page

Igreja de Santa Marta de Portuzelo

Igreja Paroquial de Santa Marta de Portuzelo, monumento imponente perante o nosso olhar.

É um encanto poder contemplar tal monumento reedificado em 1870 por Santamartenses de garra, alguns no Brasil, como Manuel Parente Costa Lima que abriu a subscrição no Brasil e arrecadou uma importante soma para a reconstrução da Igreja para o culto da nossa santa padroeira Santa Marta.

O exterior da Igreja é toda em cantaria, coberta a telha tipo Marselha, é de uma só nave, tem três portas de saída com o frontispício voltado ao poente, onde há uma janela ampla no coro, tem mais quatro janelas no corpo da Igreja e ainda outras quatro na capela mor.

As paredes do corpo da Igreja tem um metro e dez centímetros de espessura, catorze metros e cinquenta de largo, vinte e seis metros e cinquenta centímetros de comprido e doze metros de alto, e as da capela mor, tem sessenta e cinco centímetros, oito metros de largo, treze metros e cinquenta centímetros de comprido e onze metros de alto.

Esta Igreja está delineada no estilo chamado Jesuítico.

Composição compartimentada, característica do estilo Jesuítico, o frontão e os seus adornos encarreiram-nos para o Barroco leve.

É uma Igreja Neoclássica, onde se nota os resquícios do Barroco.

A torre do lado sul, toda de cantaria, com vinte e sete metros de altura e uma área interna de quatro metros esetenta centímetros por quatro metros e setenta centímetros cujas paredes têm um metro e trinta centímetros de espessura. A torre é mais Barroca do que a Igreja em si, como se pode verificar a cúpula e os respectivos remates são império.

No interior desta belíssima Igreja podemos contemplar por si só toda a harmonia e beleza que ela nos oferece.

 

Altar-Mor

O Altar-Mor em que se torna presente o sacrifício da cruz sob os sinais sacramentais, por ser o centro da oração da Igreja, deve ser digno, sólido e artisticamente trabalhado.

O Altar-Mor com retábulo de madeira em talha dourada apresenta-nos características próprias do estilo Luís XVI. Há uma variedade muito grande de elementos, caracterizados por linhas sinuosas, adornos, recortes de folhas retorcidas. Há mesmo uma predisposição para formas rectilíneas verticais, que é característico do chamado estilo Luís XVI.

 

Sacrário

O Sacrário situado no centro do retábulo e respectiva cúpula em talha de madeira dourada é, de facto, digno de apreciação. Há uma miscelânea de elementos "as cabeças dos anjinhos", arabescos, folhas redobradas que, não favorecem a caracterização do objecto sagrado. Mesmo assim encontram-se como uma belíssima harmonia entre o retábulo e o Sacrário.

 

Serafins

Não deixando de salientar a existência de dois serafins de madeira, de tamanho natural, em estilo Barroco datando do século XVIII encontrando-se em muito bom estado de conservação, apenas com o pequeno pormenor de possuírem a vela votiva de Santa Marta

 

Altares Laterais

Para além do Altar-Mor, existem mais seis altares no corpo da Igreja, também em talha dourada e no mesmo estilo.

Situando-nos na capela mor virados para o fundo do templo teremos três altares de cada lado.

O primeiro altar lateral esquerdo é o chamado "Altar de Santa Marta", sendo de dimensões gigantescas. É aí que se encontra Santa Marta, para veneração de quantos a invocam, agradecendo ou pedindo graças de que necessitam.

É uma imagem em madeira, de roca, com o tamanho de um metro e tal, empunhando um hissope e a seus pés está encadeado o demónio em figura de dragão.(Tarasca)

O segundo altar lateral esquerdo é o da Nossa Senhora do Livramento seguido pelo o de São José.

Do lado lateral direito temos, em primeiro o Altar da Nossa Senhora de Lurdes, altar com as mesmas proporções do de Santa Marta, seguido do Altar de Nossa Senhora das Dores e por fim o Altar do Sagrado coração de Jesus, altares dentro do mesmo estilo sendo apenas um pouco mais pequenos.

No coro existe mais um altar o de Nossa Senhora Auxiliadora.

 

Recolha de Marisa Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

bottom of page